Notícias

Início > Notícias

A TUA CASA / IDEAS FORWARD

Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos
de 3 a 11 de Novembro
inauguração: 3 de Novembro, 18h

A Ideas Forward fundada em Julho de 2014 é uma nova plataforma portuguesa, de organização de concursos internacionais de ideias.

Temos como objectivo criar um espaço de experimentação e de reflexão sobre as temáticas actuais e emergentes e cuja sua importância para o desenvolvimento de sociedades melhores é de todo relevante.

Reconhecemos que as boas ideias podem dar origem a bons projectos, e consequentemente uma melhor sociedade, mas para isso é preciso estimulá-las, desenvolve-las e promove-las.

Pretendemos por isso, dar aos jovens criativos de todo o mundo a oportunidade de expressar os seus pontos de vista, através de suas ideias inovadoras e visionárias, sobre as desafios que lançamos nos briefs dos nossos concursos.

A arquitectura sustentável, arquitectura social, as novas materialidades, conceitos e tecnologias são questões prementes nas sociedades do futuro e o envolvimento de toda a comunidade é fundamental. Numa era de globalização onde a comunicação foi dominada pela revolução tecnológica, há a necessidade de se repensar as cidades e de como o homem se relaciona num mundo global, bem como de repensar os padrões económicos, sociais e culturais das sociedades contemporâneas.

Através dos nossos concursos tentaremos sempre ir ao encontro destas necessidades, no sentido de encontrar respostas para todos essas questões.

24H COMPETITION

Desde a nossa fundação, até à data de hoje, lançámos na esfera pública 8 concursos internacionais de ideias com esse objectivo. Debater, alertar, refletir, orientar e/ou propor.

Chamámos-lhe 24H COMPETITION, num acto de consciência social. É importante agir e agora, em 24 horas.

O próprio conceito do concurso pertende reflectir isso mesmo, a necessidade de agir e agir rápido, agir para resolver problemas e construir uma sociedade melhor. Agir para alertar e mostrar que há outra forma, outra maneira de fazer.

Queremos também contribuir, (e numa visão mais académica da profissão), para o desenvolvimento do pensamento arquitectónico utilizando o limite de tempo como um estímulo à criatividade. Compromisso, perseverança, inspiração e trabalho árduo são as bases necessárias para o desenvolvimento de propostas que atendam às premissas lançadas a cada desafio. ?

EXPOSIÇÃO

Nesta exposição, faremos uma viagem às 6 edições já concluídas do concurso 24H onde poderemos encontrar as propostas vencedoras de cada uma delas.

Ao longo destas edições tentámos abordar temas o mais diversos possíveis. Os problemas sociais, sociológicos e ambientais estão na base das nossas preocupações o que de alguma forma tentámos abordá-los.

Comecemos pelo 1º, “a house for my dog” que reflete sobre a questão da relação do homem com o seu melhor amigo, o cão, cada vez mais presente nas habitações das grandes metropolis; seguiu-se “a shelter for a homeless” que aborda a questão do sem abrigo e de como é que a arquitectura social pode contribuir para minimizar o sofrimento daqueles que pensam que já perderam tudo; “antarctic scientific refuge” foi na 3ª edição e fala sobre as questões do degelo dos glaciares e das consequências para o planeta; na 4ª edição, “nowadays nomadays” aborda as questões da educação em África, nomeadamente na África subsariana, “aspace inspace” leva-nos numa viagem de introspecção ao nosso íntimo e à quarta dimensão, o tempo. Por último “memories”, e a questão da preservação das culturas, tradições e acontecimentos marcantes da história da humanidade para gerações futuras.


Fonte: www.arquitectos.pt

NAdA Arquitectos - Algarve

Escrito a 2015/10/24

« BENJAMIN CLEMENTINE - Teatro das Figuras - 28 de Novembro - Faro - Algarve
ARQUITETURAS FILM FESTIVAL de 1 a 4 de Outubro 2015 »