Notícias
Início > Notícias
Faro às escuras - Cidades apagam as luzes para medirem poluição luminosa
Faro é uma das cidades do país que vai apagar as luzes durante a noite de sábado para medir os níveis de poluição luminosa.
As cidades Lisboa, Porto, Braga, Bragança, Espinho, Viseu, Coimbra, Cascais, Calheta (Madeira), Angra do Heroísmo (Terceira, Açores) e Faro vão todas apagar as luzes em alguns pontos durante a noite de sábado.
A iniciativa faz parte da "Noite das Estrelas", promovida pelo Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009), e tem como objectivo chamar a atenção dos cidadãos para os perigos da "má utilização" dos candeeiros e projectores que causam "graves prejuízos ambientais e sociais".
"A poluição luminosa resulta da má utilização dos sistemas de iluminação e é produzida sobretudo por candeeiros e projectores que, por concepção inadequada ou instalação incorrecta, emitem luz muito para além da zona pretendida", sustenta, em comunicado enviado à Lusa, a empresa de comunicação Ideias Concertadas.
"A luz emitida em excesso causa graves prejuízos ambientais e sociais: para além de exigir gastos supérfluos de energia, agravando o problema da poluição ambiental, ela afecta, por exemplo, o comportamento dos condutores e dos peões nas ruas, mas também o bem-estar das populações", refere ainda no documento.
O desafio, lançado a cidades de norte a sul do país, dos arquipélagos da Madeira e Açores, vai deixar às escuras alguns dos locais mais emblemáticos de Portugal.
As celebrações da "Noite da Astronomia - Noite das Estrelas" fazem parte do projecto internacional do AIA 2009, "Dark Skyes Awareness", que visa sensibilizar o público para o impacto negativo de uma iluminação artificial excessiva.
O Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) é coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional Ciência Viva, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Fonte Obrservatório do Algarve
Escrito a 2009/07/17
« Estão abertas as candidaturas de sócios ao Colégio de Especialidades de Urbanismo (CEU)
Rita Red Shoes abre ciclo de concertos em Faro »